Como selecionar a mochila boa para caminhadas

Quem exerce caminhadas sabe bem a problemática que é encontrar a mochila ideal.

São tantas marcas, modelos, opções de ajustes e características que devem ser avaliadas que fica difícil decidir qual é a melhor para você.

Pensando nisso, resolvemos fazer esse artigo, para te apoiar a escolher a sua mochila cargueira adequada.

Jornadas ou trilhas? Essa é a importante pergunta que deve ser feita para iniciar suas pesquisas sobre mochilões.

Se seu objetivo são bate-volta, uma mochila de ataque é uma boa indicação.

Neste caso, você deve optar por modelos de 15 a 30 litros.

Se sua necessidade, é uma mochila que te acompanhe por trilhas que duram mais de um dia, como a Travessia Petrópolis-Teresópolis, você vai precisar de uma boa mochila. Procure modelos de 40 a 90 litros.

Dicas para encontrar o seu mochilão perfeito

O mochilão de trekking, também conhecido como cargueira, é produzido para suportar o tranco. A mochila é cheia de detalhes que são pensadas minuciosamente para que o usuário tenha maior performance e conforto no decorrer da caminhada. Mas a grande pergunta que você deve fazer é: qual eu escolho? Anotamos abaixo as principais dicas para te ajudar nesse desafio.

Melhor tamanho: P, M ou G

Qual o tamanho das suas costas! Tem, no mercado, mochilas que são flexíveis e outras que são confeccionadas com tamanhos determinados. É fundamental que a mochila seja de acordo com o tamanho do seu tronco, para que fique confortável.

Capacidade em litros

Isso vai depender do objetivo de cada um. O tamanho precisa ser escolhido segundo a duração da caminhada e a quantidade de pertences que precisarão ser levados. O correto é que tudo caiba dentro do mochilão e e não seja necessário ser pendurado do lado de fora

Peso

Quanto mais leve, melhor! É legal levar em consideração que a mochila deverá guardar todos os utensílios que planejou levar

Conforto

O pontos abaixo são determinantes para o seu conforto no decorrer das trilhas.

Verifique:

– se a alça é acolchoada,

– se tem escora para o dorso,

– se possui um sistema de ajuste do peito, que nada mais é do que a alça barrigueira onde você junta uma base na cintura e no peito para dividir o peso.

Reguladores

É essencial que sua mochila tenha reguladores de altura, de largura e das alças. Uma mochila de trekking sem ajustes raramente será confortável. O sistema de regulagem faz com que a mochila se adeque de forma ideal ao corpo de toda pessoa e isso faz toda a diferença!

Veja também: mochila feminina

mochila femininamochila feminina

Bolsos

Temos aqui mais um ponto fundamental, dessa maneira, use e abuse dos bolsos!

Em grandes trilhas, você irá levar bastante coisa.

Fique atento aos bolsos nas laterais e ao bolso de tampa. Esses são os bolsos que você mais terá acesso enquanto estiver na caminhada. Aliás, certos modelos permitem que o bolso de tampa seja usado como uma pequenina mochila de ataque. Isso pode ser bastante útil em grandes expedições.

Pense: você passará perrengues se preferir comprar um modelo barato que fique desconfortável. Dores nas costas e nos ombros são apenas alguns dos que eu posso citar.

Veja também: mochila feminina